Biografia - José Batista de Carvalho (Zezito da Chan)

Caricatura (Centro Cultural).
José Batista de Carvalho, Conhecido como Zezito da Chan, Nasceu em 23/06/1931, na Fazenda Andaraí em Araci-BA. Filho de Maximiano Lisboa Ferreira e Maria Ferreira Oliveira. Zezito é tataraneto de José Ferreira de Carvalho, Fundador de Araci. Desde Pequeno trabalhava de Vaqueiro mais o pai, para ajudar nas despesas de casa, perdeu o pai aos 17 anos, Sendo o Mais Velho de 4 irmãos, nesse momento herdou o carro de boi, com ele foi trabalhar carregando pedras e lenha, para sustentar sua mãe e seus irmãos. Criava gado, ovelha e cabra, trabalhava de vaqueiro no Tabuleiro, região de Araci. Quando sua mãe faleceu Dividiu a herança com irmãos, ficando com ele a Faz. Lameiro da Ema. 
Se CAsou  com 31 anos no ano de 62, com Terezinha de Sinhor da Chan. Teve 9 filhos, O mais Velho foi Zé Lauro, (Faleceu ao 7 anos por uma forte Febre) - José do Carmo (Carminho) - Elizeu e Elias ( Gemeos - Elias FAleceu ainda Bebê.) - Benicio (Benição das Areias) - Marlene - Mariaa da Paz - Marleide ( Faleceu ainda Bebê) - e Natalicia (Faleceu Ainda Bebê).
Vendeu a FAZ. Lameiro da Ema e foi morar na Faz. Mirassol, Conhecida hoje como Areias, Comprou a faz. São Luiz na Terra Vermelha. Enfrentou muitas secas, e dificuldades, mais trabalhou muito e criou todos os filhos com muita dignidade, Durante toda a sua vida foi Aboiador e Agricultor, Criava gado e fazia Plantações para o Sustento de sua familia, também vendia leite, e trabalhava na roça dos outros. Atualmente está aposentado, mora na sede do municipio, e sempre gosta de escrever poemas e Versos sobre o Sertão, em que já recitou até na Rádio Cultura FM de Araci.
Em Breve Poemas dele aqui.

Por: Mário Karvalho (Neto) - Elizeu (Filho).