Enterro de Dona Canô é marcado pelo sincretismo religioso


bahiaja-noticia-27-12-2012-0938

Matriarca teve oito filhos e morreu em casa, na Bahia, após a ceia de Natal.
‘Mulher rica de coragem’, escreveu a presidente Dilma Rousseff.

Artistas e amigos comentaram nesta terça-feira (25) a morte de Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia. Ela tinha 105 anos e estava em casa, na cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia. Claudionor Viana Teles Veloso morreu depois de passar a noite de Natal com os filhos.
Foi justamente à imagem de Dona Canô como mãe que recorreu Gloria Perez, uma das primeiras a comentar a notícia. A autora de “Salve Jorge” postou em seu Twitter: “um pouco mãe de todos nós”. Dona Canô teve oito filhos, entre eles Caetano e Bethânia. Em outubro de 2011, perdeu a filha adotiva Eunice Veloso, aos 83 anos, que morreu com insuficiência respiratória.

Dilma Rousseff, presidente da República Federativa do Brasil, por meio de nota oficial:
“Nosso Natal ficou mais triste, perdemos Dona Canô. Uma mulher rica de coragem, principalmente a coragem de ser feliz, como ela mesma gostava de dizer. Construiu uma família em torno do amor pela cultura, pela Bahia e pelo Brasil, expresso no talento de seus filhos, entre eles Caetano Veloso e Maria Bethânia. Sua alegria de viver e sua lucidez conquistaram o coração dos brasileiros. Transmito meu sentimento de pesar aos familiares de Dona Canô e aos filhos e filhas de Santo Amaro da Purificação, que hoje perderam sua maior divulgadora e fã. Dona Canô, mulher forte e sábia, nos deixa muita saudades.”

Filhos de Gandhy executam toque de alvorada em missa para D. Canô

26.dez.2012 - O cantor Caetano Veloso durante missa dedicada a Dona Canô
26.dez.2012 – O cantor Caetano Veloso durante missa dedicada a Dona Canô
Com todos os filhos vestidos de branco, a missa de corpo em memória de Dona Canô Veloso foi marcada pelo sincretismo religioso. No início da celebração, 17 integrantes do afoxé Filhos de Gandhy executaram o toque de alvorada pedindo que a matriarca da família Velloso descanse em paz. Além dos Filhos de Gandhy, pais e mães de santo também participaram da cerimônia religiosa.
O caixão com o corpo de Dona Canô foi levado à igreja de Nossa Senhora da Purificação pelos filhos. Ela foi velada publicamente no Memorial Caetano Veloso, que fica a 50 metros da igreja.
No final da noite de terça, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, compareceu ao velório. O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto, e a senadora Lídice da Mata, também compareceram à missa, que foi celebrada por monsenhor Walter Andrade e contou com a participação de outros padres.
Após a missa, o caixão com o corpo de dona Canô foi colocado em um carro funerário pelos filhos e integrantes da guarda mirim de Santo Amaro, ao som dos sinos da igreja.
Em seguida, o cortejo saiu em direção ao cemitério municipal de Santo Amaro, tendo à frente integrantes da Irmandade de Nossa Senhora do Amparo. Durante o percurso, o cortejo parou por alguns segundos em frente à casa da família e novamente foi muito aplaudido. Uma imagem de Cristo crucificado foi colocada na entrada principal por familiares de Dona Canô. Maria Bethânia ajudou a carregar o caixão durante o cortejo, ao som do Hino ao Senhor do Bonfim.
Fonte: Araci News