TV Record realiza reportagem sobre as Mulheres de Bobs em Coité.

Uma equipe de reportagem da TV Record visitou a cidade de Conceição do Coité, em 30 de novembro para fazer uma matéria sobre um curioso costume local “mulheres de Bobs”. Na equipe estavam: Pedro Lopes (Câmera Man), Tiago Latino (Produtor) e Renata Alves. A matéria foi ao ar no programa Domingo Espetacular de Paulo Henrique Amorim da TV Record.

A Jornalista Renata Alves (a repórter simpatia) viaja pelos pais atrás de curiosidades, e, neste mês, completou 12 dias pelo Sertão nordestino fazendo reportagens sobre fatos curiosos e costumes das localidades.
Renata chegou logo cedo a Coité, visitou alguns salões de Beleza da cidade e logo tratou de colocar “os Bobs” na cabeça para se adequar ao costume local e realizar algumas entrevistas. Sexta-feira é dia de feira na cidade, onde a maioria das mulheres se ocupa para fazer suas feiras da semana, pois, o dia onde se encontra o maior numero de mulheres usando bobs perambulando pela cidade é dia de sábado. Mesmo assim, conseguiu fazer uma boa matéria.
A jornalista também visitou a redação do Jornal O SERTÃO, e fez entrevista com Mário Silva, que publicou esta matéria sobre as mulheres de Bobs em Coité no ano de 1999. Na matéria do colunista “Boca de Trombone” fazia criticas alertando que tinha alguma coisa errada nas cabeças das mulheres coiteenses, que pareciam “ETs” (extraterrestres) com a grande quantidade de mulheres desfilando pela cidade usando bobs, chamando atenção dos visitantes. O cantor Daniel quando fez um show em Coité no ano de 2000 se assustou quando várias mulheres de Bobs foram lhe pedir autografo.
No ano de 2003 o jornal voltou a publicar a matéria depois de algumas queixas de visitantes a cidade. Mario mostrou as publicações do jornal à jornalista Renata, e ela deu risadas quando o diretor disse que uma comissão de mulheres de bobs veio lhe pedir o direito de respostas sobre a publicação das criticas do Boca de Trombone. ”Ao Senhor Boca, Queremos expor a nossa indignação com referencia a matéria, salientamos que “A mulher de Bob” tornou-se parte da cultura Coiteense, já que as usuárias vão de meninas da periferia a madames da socialite..” A jornalista perguntou se o jornal continuavam publicando criticas a mulher de Bob. O diretor respondeu “depois do susto que levei, Nunca mais” (Risos).
Nos anos seguintes este costume das “Mulheres de Bobs” chamou a atenção da imprensa nacional. Primeiro a divulgar foi a SBT com Rodolfo de Silvio Santos, depois a TV Globo.
Texto e fotos/Mário Silva.