Valente: prefeitos Agnaldo e Ismael inauguram primeira sala do empreendedor do Território




Prefeito Agnaldo e vice Marlene Mota eleitos pela Câmara, descerram placa

“Uma das últimas leis locais (522/11) aprovadas no Território do Sisal foi em Valente. Mas foi o primeiro a inaugurar a Sala do Empreendedor Individual e estamos muito contentes com isso”, afirma o representante do Sebrae em Valente José Raimundo, durante a inauguração da sala do empreendedor na manhã desta quinta-feira, na sede da Secretaria de Agricultura.

Durante a cerimônia de descerramento da placa de inauguração, a secretária de Agricultura, Tanea Rios, afirmou que a Sala do Empreendedor é um espaço de estímulo, organização, orientação e capacitação para os pequenos empreendedores individuais.

“A ideia é que todos os empreendedores possam se organizar e legalizar sua situação”. Dentre as facilidades, Tanea cita que ficará mais fácil para a aquisição de créditos em Bancos, preferências nas vendas para a prefeitura e governo, além do benefício social da previdência.

Além dos secretários, marcaram presença também os representantes dos Bancos do Bradesco, Caixa Econômica e do Sicoob Coopere.”Temos uma linha de crédito específica para o pequeno empreendedor. Estamos a disposição na Caixa Econômica”, lembrou a representante Jeane Lima Freitas.

“A prefeitura de Valente não tem condições legais de empregar todos que precisam trabalhar em Valente. Mas tem que ser a promotora do desenvolvimento. A lei obriga comprarmos 30% da merenda escolar da agricultura familiar, mas nada impede de comprarmos 70 a 100%. É isso que queremos fazer e com apoio da comunidade vamos conseguir. Capacitar e organizar os agricultores a produzirem para a nós comprarmos. Isso contribuirá para o desenvolvimento local e geração de emprego e renda”, planeja Ismael Ferreira.

Segundo Tanea Rios, o próximo passo agora é fazer um levantamento dos empreendedores e cadastrá-los, além de fazer uma campanha para que todos os trabalhadores informais possam legalizar seu negócio. Tânea pretende trabalhar em parceria com o Sebrae e com os Setores de Tributos e Licitação da prefeitura.

Fonte: ASCOM/PMV