Araci: Alunos alegam constrangimento com dois professores na sala de aula


Alunos de algumas escolas da rede municipal agora têm dois professores em sala de aula ao mesmo tempo. Tanto eles quantos os professores dizem que é constrangedor. A situação começou quando o executivo decidiu publicar decreto que anulava o enquadramento de professores.
Cemob, uma das escolas que mais causou impacto o fato de dois professores em sala de aula.
Cemob, uma das escolas que mais causou impacto o fato de dois professores em sala de aula.
Há quase uma semana, uma situação inusitada vem acontecendo na educação do município de Araci. Algumas escolas da rede municipal de ensino estão tendo dois professores em sala de aula. Algumas salas do Centro de Educacional Municipal Oliveira Brito – Cemob, por exemplo, agora tem dois professores para ministrarem uma única aula, e os alunos garantem que estão constrangidos, outros afirmam que apreender com dois professor é mais difícil e teve até quem dissesse que um dos dois professores fica boa parte do tempo assistindo a aula do outro, o que seria um desperdício de talento profissional e dinheiro público.
Para chegar a esta situação, voltemos um pouco atrás no início do atual governo. Em 16 de abril de 2013, alegando irregularidades e de que o município não tinha vagas para acolher os professores enquadrados com mais 20 horas, o prefeito Silva Neto publicou um decreto que determinava a anulação enquadramento.
“A gente fica constrangido com dois professores ao mesmo tempo. Não estávamos acostumando com isso” – João Pulo, aluno do 7º ano matutino.
João Paulo, aluno do 7º ano matutino que tomou a iniciativa e fez o abaixo assinado dirigido à Secretaria de Educação.
Sentindo-se prejudicado, em seguida, os professores se manifestaram e acionaram a justiça. Na época em reunião o professor e ex-diretor do Cemob Admilson Ferreira, disse ao JFM. “Logo que saiu o Decreto do Executivo Municipal, procuramos a secretária Manuela da educação e falamos do nosso descontentamento e deixamos claro que o caminho que estávamos querendo encontrar seria da concórdia, da diplomacia e da negociação (…). Tivemos a oportunidade de conversarmos também com o prefeito Silva Neto e de olho no olho, dissemos-lhe que “não somos analfabetos culturais” para não nos indignar com uma decisão que venha a reduzir salários de servidores, o que é ilegal” – (Matéria publicada em 14/02).
Meses depois, a Juíza substituta de Araci, Dra. Dália, anulou o decreto do executivo reconhecendo a legalidade do enquadramento. Na decisão, a Juíza impôs ainda que a administração pública municipal retornassem os professores as suas cargas horárias e a suas unidades de ensino, como também, o pagamento com efeito retroativo.
No Cemob – o maior colégio da rede municipal, é uma das escolas que é possível sentir que o efeito do retorno dos professores beneficiados com a decisão judicial, causou maior impacto. Em toda história dos 46 anos do colégio, essa é a primeira vez que dois professores ocupam ao mesmo tempo em uma única sala de aula, não por necessidade pedagógica. Os alunos estranharam a mudança e demostraram serem contra a ideia.
A novidade é tão confusa quando as contas de matemática para o aluno Cauily Santos do 7º ano.
A novidade é tão confusa quando as contas de matemática para o aluno Cauily Santos do 7º ano.
O aluno João Paulo Lisboa do 7º ano matutino tomou iniciativa e realizou junto com os seus 30 colegas de sala um abaixo assinado dirigido à Secretaria Municipal de Educação cobrando providencias para situação. “A gente fica constrangido com dois professores ao mesmo tempo. Não estávamos acostumando com isso – ele ainda diz que boa parte do tempo um dos professores fica parado.
Já o aluno Cauily Santos do 7º ano que também assinou o manifesto disse que dois professores não ajuda no aprendizado. “Com um professor a gente não aprende imagine com dois”.
Duas professoras que agora lecionam juntas numa só sala disseram que estão dividindo tarefa e cumprindo os seus deveres de educadoras, mas elas garantem que se cada uma estivesse em sua própria sala o desempenho seria melhor.
Dois professorem em sala de aula, uma realidade que assusta a maioria dos alunos.
Dois professorem em sala de aula, uma realidade que assusta a maioria dos alunos.
O professor Admilson comentou que a presença de outro colega em sua sala de aula é constrangedor. “Eu tenho o direito de atuação total na minha sala de aula, não quero me sentir como um estagiário sendo acompanhado por outro professor em sala”. Para o professor, a desculpa da administração em dizer que estar atendendo a decisão judicial, mas que não há vagas, não procede. Segundo ele, existem pessoas que não são do quadro da educação e estão trabalhando nas escolas. “Tem quase 200 professores que deveriam estar de férias por direito e continua em sala de aula, isso acaba ocupando as vagas de pessoas do enquadramento” – afirma.
Na Secretaria de Educação, foi impossível contato com a Secretária Manuela Teixeira para comentar o fato, apenas chegaram informações que assim, como os professores e alunos estão preocupados, o poder executivo também através da secretaria estuda medidas cabíveis para serem tomadas no intuito de não prejudicar mais os envolvidos.
Portal Folha