A CAPOEIRA GRIÔ DE ARACI HABILITOU-SE EM SALVADOR (28 11 2015) A PARTICIPAR DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2015 EM CALDAS NOVAS DE GOIAS.

A FCBA – Federação de Capoeira do Estado da Bahia é uma Instituição estadual de administração do desporto e da cultura da Capoeira quer Angola ou Regional e demais modalidades em todo território baiano. Possui natureza filantrópica e sem fins Lucrativos sob o CNPJ n° 16.410.912/0001-71.
Representamos a Confederação Brasileira de Capoeira a qual funcionalmente atende às políticas públicas do Comitê Olímpico Brasileiro - órgão máximo desportivo do Ministério dos Esportes.
Tem por objetivo de realizar eventos seletivos que indiquem capoeiristas e representou a Bahia no XVIII campeonato brasileiro de capoeira que será realizado na cidade de Caldas Novas em Goiás no período de 11 a 13 de Dezembro de 2015, integrando atletas de Capoeira devidamente por nós qualificados enquanto desporto.



Realizamos Seletivas Regional onde Grupos e Associações regionais com objetivos de integrar os melhores atletas de capoeira na faixa etária a partir dos 07 anos sem limites de idade e identificará nessa competição técnica os atletas de elite que sejam modelos e referências nas suas cidades e no Estado da Bahia. Esta FCBA – Federação de Capoeira do Estado da Bahia, após permanecer mais de vinte anos sem participar de um evento dessa magnitude, sagrou-se campeã brasileira em 2011 na cidade de Vitória do Espirito Santo e medalha de prata em 2012, aqui na Bahia graça ao apoio logístico da SUDESB e parcerias com Instituições outras.

Dando continuidade as metas regionais e ao retorno de políticas públicas para o Estado da Bahia o cenário da Seletiva  Regional que foi realizada na capital baiana, Salvador, nesse dia 28 e 29 de Novembro no clube ASBAC em Salvador, onde a capoeira deste município de Araci foi representada pelo Grupo Capoeira Griô do Mestre Neião e do nosso representante território o professor Luiz Santana, da secretaria da FCba, Jindiane Oliveia e Jocemir Santos. Foi a única do interior do estado da Bahia selecionada e inscrita para compor a SELEÇÃO BAIANA E CAPOEIRA a representar a Bahia no XVIII campeonato brasileiro de capoeira. No ao de 2014 o Mestre Neião na companhia do Professor Luiz Santana, esteve na cidade Curitiba e sagrou-se vice campeão Brasileiro de Capoeira, além de ser homenageados em Salvador pela SUDESB como melhor atleta de capoeira do interior baiano de 2014.

“apesar das dificuldades financeiras, que mais uma vez se faz presente pelam falta de apoio financeiro da prefeitura de Araci (Prefeito Silva Neto), da Secretaria de Cultura de Araci (Gauba Reijane) e da Secretaria de Esporte de Araci (Hidelmar Pinho), nós conseguimos estar em Salvador com o poio de Dr. Nelsival da FCba, Nenca, Edvaldo Pinho, Edvaldinho e Leo de Eridan, onde lutamos para conseguir recursos para estarmos com toda a equipe no campeonato brasileiro” disse Luiz Santana, Coordenador Regional.