Araci festeja sua 156ª Festa da Padroeira - Nossa Senhora da Conceição

Em Araci, o dia 8 de dezembro é celebrado a festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, uma festa que há gerações é acompanhada por todas as famílias católicas da Paróquia do Raso.
Tema central 2015: “A Imaculada Conceição e o dom da paz”.

A festa da padroeira de Araci é um evento de mais de um século e meio de tradição. As marcas do tempo que remonta os anos de 1859 traduzem uma história de celebração à fé católica na imagem de Nossa Senhora da Conceição de 156 anos.














Trata-se de uma celebração realizada pelos católicos que professam o privilégio concedido unicamente a Nossa Senhora, da concepção sem a mancha do pecado original. 
Deus preparou uma criatura toda santa, pura, cheia de graça e beleza, para ser a Mãe do seu Filho e sua alma santíssima jamais foi manchada pela menor imperfeição. Assim, da palavra "concebida" formou-se o derivado "Conceição" e da expressão "sem pecado" adotou-se "Imaculada" e as duas foram unidas ao vocativo "Nossa Senhora", formando o título "Nossa Senhora da Imaculada Conceição".




A Paróquia com seu pároco Theo e o padre Robson, Pastorais e Movimentos, organizaram Festa da Padroeira que se apresentou como uma das mais bonitas e ricas em programação.

As comemorações tiveram inicio com o novenário no domingo 29.11, com uma alvorada festiva, carreata pela cidade, missa com o Padre Erismaldo Lima com o tema: Mulheres, Paz e Cidadania. E assim seguiram se as 9 noites dedicadas a Maria, o Terço dos Homens e as Pastorais do Dízimo, da Eucaristia trataram do tema: As relações respeitosas, amorosas gestam a paz, com temas dedicados aos jovens e às crianças.
 Temas para os fiéis da terceira idade e para as famílias com participação especial da Paróquia São João Batista de Barrocas que trouxe uma atração musical apresentada pelo Coral da Paróquia.
Houve caminhadas, desenvolvimento de temas sobre Perdão e Superação da Violência, e sobre Maria como mãe de Deus e Rainha da Paz.

Depois de nove dias seguidos de atividades religiosas foi encerrado na noite desta terça-feira, 08, a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.
No dia 08 de dezembro o grande dia da Padroeira, A cidade vive um feriado municipal e toda a população experimenta um clima de religiosidade e fé com aquele gostinho de festa. A missa de encerramento reuniu católicos de toda parte do município numa demonstração de fé e tradição. A celebração teve inicio por volta das 17h, mas parece não ter cansado os fiéis que desejavam acompanhar a programação até o fim. Ouve a tradicional procissão pelas ruas da cidade em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. A Imagem da Padroeira seguiu por ruas no entorno da praça. O momento é marcante porque é possível observar a quantidade de pessoas. Retornando para a Igreja, os festejos foram encerrados com a benção final.
Do pátio superior da Igreja Matriz  o padre Theo fala à grande multidão e procede à benção do Santíssimo, abençoa e agradece a Deus, a Nossa Senhora e a todos os fiéis.







A noite continuou em festa entre as barracas montadas na Praça, muita música e um festival de prêmios anunciado para a última noite.
































































Mário Karvalho / Jardel de Oliveira