INSS paga abono de Natal na 2ª feira


O INSS confirmou ontem que começa a depositar na próxima segunda-feira, dia 26, a segunda parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas. Desta vez, o abono de Natal vem com desconto de Imposto de Renda.
Conforme o O DIA antecipou no início da semana, os 25 milhões de segurados do INSS com direito ao benefício podem consultar o valor do abono pela internet. Por meio do siteda Previdência Social, é possível saber quanto será depositado e o valor do desconto de IR.
Basta acessar www.previdenciasocial.gov.br. Logo em seguida, o aposentado deve clicar em ‘Agência eletrônica: segurado’, depois em ‘Extrato de pagamentos de benefícios’ e informar os dados pessoais.
O calendário de pagamentos do INSS começa com os depósitos dos benefícios mensais de segurados que recebem até um salário mínimo (R$ 622) e têm cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Para quem recebe acima do mínimo, o crédito começa a ser liberado a partir de 3 de dezembro. Nesta data, o INSS libera o pagamento para quem tem cartão com final 1 e 6. O calendário segue até 7 de dezembro.
Segundo a Previdência Social, serão desembolsados, ao todo, R$ 11 bilhões com o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Benefícios previdenciários como amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família não dão direito ao 13º.