Comício de Rui Costa, João Leão, Otto e Wagner em Araci


Com muita gente na Praça Nossa Senhora da Conceição, mesmo sem a presença do governador Wagner que chegou em meio aos discursos, o comício começou por volta das vinte horas. Do palanque falaram somente: João Leão, Otto Alencar, Silva Neto, Rui Costa e o governador Wagner.


O comício começou com a área de eventos tomada por quase 800 pessoas e muita gente espalhada em seu entorno.
Os candidatos da Coligação “Pra Bahia Mudar Mais” chegaram a Araci por volta das 19h40min, depois de passarem nos municípios de Santa Bárbara, Lamarão, Serrinha, Biritinga, Barrocas, Teofilândia.
A noite do sábado 09 de agosto mudou muito pouco rotineira pela presença de muita gente que povoa a Praça da Conceição nos fins de semana.
Com a chegada da comitiva dos candidatos Rui João Leão da chapa majoritária e Otto primeiro das proporcionais como senador, a praça passou a receber as pessoas que acompanhavam seus candidatos a deputados federais e estaduais dos municípios visitados e deve ter ampliado sua lotação para umas 800 pessoas. A maior parte delas se aglomerou em frente ao palanque oficial da campanha, uma estrutura imensa sobre uma carreta e outra parte estava nos passeios e nos espaços entre os canteiros dos jardins.
O comício começou sem a presença do governador Jaques Wagner que acabou chegando de forma surpreendente no palanque em meio aos primeiros discursos iniciado por João Leão candidato a vice-governador na chapa de Rui Costa. O candidato falou que a Bahia avançou com Wagner e Rui é a certeza de que a Bahia vai continuar avançando.
No palanque o prefeito Silva Neto dessa vez não pode se apresentar como dupla “Silva Neto e Keinha” cuja ausência foi sentida e comentada no palanque. Quatro vereadores estavam acompanhando o prefeito; José Augusto, Jefinho, Guri, Marlúcia. O vereador Riva do PT estava no palanque e sua posição estratégica ao lado dos deputados de seu partido, parecia declarar que não estava acompanhando o prefeito. O ex-prefeito Zedafó e os candidatos Felix Mendonça Jr e Paulo Câmera se posicionavam junto ao prefeito e aos candidatos Rui, João e Otto. NO palanques se destacavam também os candidatos: – João Rabelo, Gika, Bira Coroa, Zé Paulo, Jozeildo, Cecilia Pedrina, Fátima Nunes, Paulo Câmera, federais: Elizângela, Emiliano Jose, Moema Gramacho, Felix Jr.
O prefeito Silva Neto fez o melhor discurso da noite, sem promessas como quem não estava em campanha, depositou toda confiança nos candidatos da coligação. Silva Neto dessa vez não falou em mudança, falou em continuidade de um trabalho que vem sendo feito pelo governador Wagner e que certamente vai continuar para melhorar ainda mais, como diz o slogan: “Pra Bahia Mudar Mais”.
Silva Neto agradeceu às pessoas presentes na praça que vieram conhecer de perto seus líderes. Fez questão de chamar à frente Antônio Chia do PT e o homenageou dizendo que foi ele quem o apresentou ao governador Wagner. O prefeito falou de Wagner como um professor e o chamou de “galego”, forma comum aos companheiros de Wagner e finalizou seu discurso lembrando-se do compromisso que o grupo do governador tem com Araci que é a pavimentação asfáltica no centro da cidade.
O candidato ao senado pelo PSD (55) Otto Alencar anunciou em seu discurso a duplicação da BR-116 que tanto beneficiará a cidade de Araci e disse que o edital de licitação já saiu e que as obras estão para começar. “Rui vai repetir o que aconteceu na eleição de 2010, quando todo mundo dizia que Wagner perderia as eleições para o grupo de ACM e ganharam no primeiro turno com 64% dos votos”,- disse Otto.
Ao encerrar, chamou à atenção do jovem Herbert e falou para ele que se apresentou em meio à multidão: “Sua pergunta sobre a vinda da universidade já foi respondida pelo Rui em Barrocas. A “UNB” virá sim para atender jovem como você”, finalizou o candidato ao senado.
O candidato a governador Rui Costa, falou de sua infância como criança pobre do interior, de sua trajetória politica ao lado de Wagner, deputado, secretário de estado e do desafia da candidatura ao Governo do Estado.
O Governador Jaques Wagner foi o último a se pronunciar. Como soe acontecer aos que falam por último, o governador falou para uma praça esvaziada e não mais de 400 pessoas ficaram até o final da fala do governador e da programação que terminou em torno de 22h40min.
Wagner discursou na mesma linha adotada em todos os palanques, dando ênfase ao time Lula, Dilma e ele no governo da Bahia. Disse dirigindo-se ao prefeito Silva Neto, que o que sustenta o politico é o trabalho e o bem que se faz ao povo.
O governador lembrou com solidariedade do vereador Guinha de Pascoal pela morte de seu pai. “O que temos de fazer para homenagear Pascoal, é fazer o que ele sempre quis ajudar o povo, combater as desigualdades e fazer de Araci uma cidade melhor de se viver”, disse o governador.
Otto falou da vinda da Universidade
Otto Alencar falou da vinda da Universidade e da pavimentação asfáltica de Araci como compromisso.
O prefeito Silva Neto falou ao lado do líder Antonio Chia do PT
O prefeito Silva Neto falou ao lado do líder Antônio Chia do PT como o elo que o ligou ao governador Jaques Wagner.
Rui Costa falou de sua trajetória e de como chegou a candidato a governador
Rui Costa falou de sua infância pobre, sua trajetória política enfrentando “DE FRENTE” seu maior desafio.
"Vamos repetir a proeza das eleições de 2006 e 2010 quando os adversários diziam que iriamos perder" disse Wagner.
“Vamos repetir a proeza das eleições de 2006 e 2010. 
Os  adversários diziam que iriamos perder” disse Wagner.
No momento do discurso do governador, a praça estava reduzida em sua lotação.
No momento do discurso do governador, a praça estava reduzida a 40%  em sua lotação primeira.
Os deputados Félix, Paulo, prefeito Adriano de Teofilândia e vereador Guri
Silva Neto, deputados Félix Mendonça, Paulo Câmera, prefeito Adriano de Teofilândia e vereador Guri.





Reportagem: Portal Folha