Ocorreu a 11ª FEIRAFES em Valente nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2022

Nos dias 09, 10 e 11 de dezembro aconteceu a 11ª Feira da Agricultura Familiar, Reforma Agrária e Economia Solidária do Território do Sisal – FEIRAFES, na cidade de Valente. O evento que já se tornou patrimônio Cultural do Território, busca fomentar o desenvolvimento rural e local sustentável, o acesso ao mercado justo, comercialização e a geração de renda.


A Feira reuniu mais de 60 empreendimentos, entre eles artesãos, produtores de Caprinos e Ovinos e Feira de Animais, produtos alimentícios, profissionais de agronomia, e demais áreas ligadas ao campo para uma troca de saberes e sabores do meio rural. Os participantes aproveitaram o evento para comercializar seus produtos e também participar das oficinas temáticas que aconteceram paralelamente as outras atividades da Feira. 



Houve ainda o 4° Seminário Territorial, que neste ano teve como tema “Desafios e Oportunidades da Cadeia Produtiva do Sisal”, onde foram discutidas metas para melhoria da qualidade do trabalho e de vida dos produtores, bem como no mercado atual de sisal. 



Para Vanda Almeida, artesã e expositora da cidade de Conceição do Coité, “a FEIRAFES foi uma oportunidade única de mostrar o nosso trabalho para várias pessoas, sabe?! Então eu fiquei lisonjeada de estar aqui com vocês nessa Feira. Muito obrigada”. Já o Secretário de Agricultura de Retirolândia, Marinaldo Maciel, reitera que “é uma Feira de grande importância para os agricultores, tanto do Território do Sisal quanto dos Territórios vizinhos, principalmente a discussão sobre o fortalecimento da Agricultura Familiar, que vem se organizando para levar cada vez mais alimento para a mesa das pessoas.” 




O Circuito Cultural contou com apresentação de grupos de Samba de Roda e Aboiadores, e as noites Culturais foram animadas por Sandro de castro, Sela Vaqueira, Pricila Goldini, Dieguinho DB, Merilson Souza, Grupo Topa Tudo e Jarbas do Acordeom. A FEIRAFES foi realizada pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Regional – CAR, Prefeitura Municipal de Valente, Governo do Estado, Governo Federal, e contou com apoio de diversas organizações sociais do semiárido baiano.

                                                                                                  Fonte: Ascom Fatres