Zezito da Chan


NOTA DE PESAR. Faleceu, o poeta e vaqueiro José Batista de Carvalho, mais conhecido como Zezito da Chã. Foi um grande colaborador do Centro Cultural de Araci, onde fez parte da diretoria e também ajudou bastante na criação do Museu, conseguindo e doando diversos objetos importantes para a história de Araci. Em 2005 publicou e lançou no Centro Cultural um livro com suas poesias, chamado "Saida da minha roça". Com sua partida, perde-se mais uma importante fonte oral sobre a história e cultura araciense. Manifestamos nossos sentimentos a todos da família e amigos.

RESUMO BIOGRÁFICO

O poeta e vaqueiro José Batista de Carvalho,  mais conhecido como Zezito da Chan, nasceu em 23 de junho de 1931  na fazenda Andaraí em Araci. Era filho de Maximiano Lisboa Ferreira e Maria Ferreira Oliveira (Pequena). Zezito é tataraneto do fundador de Araci, José Ferreira de Carvalho. Desde muito jovem trabalhou na profissão de vaqueiro, e quando seu pai faleceu, ele com apenas 17 anos, sendo o filho mais velho de 4 irmãos, foi quem teve que ajudar a mãe a criar os outros irmãos mais novos. Herdou de seu pai um carro de boi e com ele foi trabalhar fazendo transporte de vários tipos de cargas, como pedras, lenhas... Também era criador de gado, ovelhas e cabras, e muitas vezes ia ao Tabuleiro, em períodos de seca, para alimentar e dar de beber aos animais.  Quando sua mãe faleceu dividiu a herança com os irmãos, ficando ele com a fazenda Lameiro da Ema.

Se casou aos 31 anos, em 1962 com Terezinha, filha de Sinhô da Chan, e com ela teve 9 filhos, o mais Velho foi Zé Lauro, (faleceu aos 7 anos por uma forte Febre) - José do Carmo (Carminho) - Elizeu e Elias ( Gemeos - Elias Faleceu ainda Bebê.) - Benicio (Benição das Areias) - Marlene - Maria da Paz - Marleide ( Faleceu ainda Bebê) - e Natalicia (Faleceu Ainda Bebê). Vendeu a fazenda Lameiro da Ema e foi morar na fazenda Mirassol, conhecida hoje como Areias, distante 4km do centro da cidade de Araci, e comprou a faz. São Luiz na Terra Vermelha.