Frente fria chega à Bahia com chuvas intensas e alerta de tempestades; saiba detalhes

 BNews I Dinaldo Silva

O Inmet explica que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atua na Bahia como uma faixa de nebulosidade  |   Bnews - Divulgação BNews I Dinaldo Silva

Prepare o guarda-chuva! A frente fria já começou a atingir o interior da Bahia neste domingo (5), alcançando regiões como Extremo-Oeste, Sul, Norte e Vale do São Francisco. Em Salvador, a previsão é de que as chuvas intensas cheguem no próximo fim de semana, segundo Cláudia Valéria, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Durante o verão, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é responsável por causar faixas de nebulosidade no estado. Esse fenômeno, que combina uma frente fria e outros sistemas atmosféricos, pode durar de quatro a dez dias e provocar chuvas fortes, trovões e rajadas de vento.


A população deve tomar precauções, como evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, pois há risco de quedas e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Nesta segunda-feira (6), há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas em áreas como o Sul e Centro-Sul do estado. Outras regiões estão em alerta para perigo potencial. Municípios já afetados incluem Teixeira de Freitas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Prado e Vitória da Conquista.


BNews