Chapolin Colorado: há Um Ano a série saía do ar no SBT


30 de dezembro de 2011. Às 13h16 do penúltimo dia desse ano, começava no SBT mais uma exibição do Chapolin Colorado: a sexta parte da saga O Show Deve Continuar, que até alguns anos atrás, era inédita no canal. Porém, esta exibição reservava mais um capítulo triste da história do Polegar na emissora de Sílvio Santos: era a última vez que o Chapolin Colorado era transmitido no SBT.
Desde então, a série não foi mais exibida na TV aberta, que ficou apenas com as várias transmissões de Chaves, em diversos horários. Não foi a primeira vez que Chapolin saiu do ar. Recentemente, a série deixou a grade em Maio de 2009, retornando em janeiro de 2011. Ao longo dos 28 anos desde que chegou ao Brasil, Chapolin saiu várias vezes do ar.

Queremos ver episódios semelhantes e perdidos do Chapolin. Desde 2011, o SBT exibiu 68 episódios do Chaves que estavam fora do ar ou mesmo inéditos há muitos anos. Já que o canal transmitiu estes capítulos do Chaves, pode também exibir episódios do Chapolin que estão há muito tempo no arquivo. Atualmente, a lista de perdidos e inéditos do Vermelhinho é a seguinte:
1. Conde Terra Nova/Assaltantes de Banco/O Vampiro (perdido, 1972)
2. O Planeta Vênus (perdido, 1973)
3. Para Fugir da Prisão (perdido, 1973)
4. A Autópsia/Caratê Cara a Cara (perdido, 1973)
5. O Casamento da Enfermeira/O Pistoleiro da Marreta Biônica (perdido, 1973)
6. Em casa de fantasmas até os mortos se assustam (perdido, 1974)
7. O Bar do Chespirito/O Verniz Invisibilizador (perdido, 1974)
8. Vou ao Futebol!/A Construção (perdido, 1975)
9. O Ovo de Colombo/Vovô Matusquela (perdido, 1975)
10. Don Juan Tenório/O Mini-Disco Voador (perdido, 1975)
11. O Retrato do General Valdés (inédito no SBT, 1976)
12. A Herança (inédito no SBT, 1977)
13. Jantar Executivo/Ovos Podres e Moscas (perdido, 1977)
14. O Boxeador/A Cadeira Voadora (inédito, 1977)
15. Silêncio no Estúdio/A Vila em Ruínas (inédito, 1978)
16. Não Foi Pênalti!/O Lobisomem (perdido, 1978)
17. Quer apostar como nunca mais entro numa aposta? (inédito, 1979)
18. A Despedida (inédito, 1979)
Além de todos esses, é muito provável que o SBT tenha outros episódios, que foram classificados como semelhantes e por isso nunca exibidos, a exemplo do que fez com o Chaves. Joias raras intocadas nos arquivos da emissora da Anhanguera, jamais vistas pelos fãs.
E não é só isso. A pelo menos dez anos Chapolin não é visto pelo público de todo o Brasil. Em todos esses anos, o Polegar Vermelho só pode ser visto por fãs de algumas regiões, já que a exibição foi sempre em horário local, ou seja, livre para utilização das afiliadas e retransmissoras para produções próprias. Com isso, apenas as regiões que seguem a programação de São Paulo puderam ver o Chapolin em todos esses anos. Milhares de fãs ficaram limitados a acompanhar apenas o Chaves pela TV aberta. Chapolin, apenas no cabo, pelo Cartoon Network e TLN, ou pela internet.
Durante o segundo semestre de 2012, o Fórum Chaves iniciou uma forte campanha pedindo a volta do Chapolin no SBT. Para isso, contou com a ajuda até mesmo de atores das séries. Rubén Aguirre, o Professor Girafales, enviou um  vídeo pedindo à emissora que voltasse com o Polegar, além de ter tuítado diversas vezes pedindo o retorno do seriado.
Edgar Vivar, o Senhor Barriga, também colaborou com a campanha, tuítando para a emissora paulista um pedido pela volta da série.

Edgar Vivar pede a volta do Chapolin
Roberto Gómez Bolaños, o próprio intérprete do Chapolin, deu uma mãozinha para a campanha, compartilhando em seu Twitter um pedido de Rubén Aguirre, que dizia “Desde México me uno à campanha #VoltaChapolin”.

Chespirito também aderiu à campanha!
Atualmente, chegamos a um ano sem Chapolin no SBT, sem perspectivas da volta da série. Enquanto isso, o canal resgata ícones e outras séries há tempos fora do ar, como Três É Demais, Bozo, A Usurpadora, entre outros. Por que não voltar com o Chapolin também?
Compartilhe nossa campanha, tuíte: @SBTonline, nós queremos o Chapolin de volta ao ar! #VoltaChapolin
Comente nas publicações do SBT no Facebook: SBT, nós queremos o Chapolin de volta ao ar! #VoltaChapolin
Escreva para o SBT e peça a volta do Chapolin aqui: http://www.sbt.com.br/ideias/
by Fórum Chaves