Caminhando diariamente pelas ruas da cidade, os consultores do
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) visitam as
lojas para conversar com os empreendedores de Araci. O trabalho desta equipe, formada
por 4 consultores, é o de entender as rotinas de cada estabelecimento, e
oferecer informações para que estas mesmas rotinas sejam melhoradas.
Essas visitas, que serão divididas em dois momentos, consistem
em identificar os problemas e apresentar soluções para melhorar o funcionamento
dos estabelecimentos do município, gratuitamente. O Processo de Atendimento
Continuado Negócio a Negócio compreende a realização de seis visitas, divididas
em duas etapas. No primeiro encontro, a ida do Agente de Orientação Empresarial
(AOE) ao local do negócio, onde ele recolherá informações sobre o negócio
através de um questionário. Após preenchido o questionário e realizado o
cadastro, o consultor levará sugestões de soluções do Sebrae e certificará se o
empreendedor tem condições de seguir para a segunda etapa do projeto.
Na segunda etapa, o consultor do Sebrae retornará à empresa
para verificar os avanços e mudanças desde a última visita. Levará novas
informações e sugestões de capacitação do Sebrae, que podem ser feitas
presencialmente ou à distância. Encerrará, então, o atendimento do Programa
Negócio a Negócio. Mas o empreendedor continuará recebendo o apoio do Sebrae,
através de orientações e podendo participar de palestras e oficinas. O contato
pode ser feito através dos Postos de Atendimento.
“São dicas valiosas, e que irão me ajudar aqui no comércio”,
disse Renilda Cabral, gerente da Casa de Carnes Mamota. O estabelecimento fica
no centro de Araci, próximo a outros concorrentes, e para a gerente, quanto
melhor puder atender a clientela, mais fidelidade ela consegue. “Aqui as
pessoas procuram produtos de qualidade e com preços baixos, e quando melhoramos
nossa rotina de caixa e do estoque, podemos atender a estas necessidades”,
completou.
Renilda ainda diz que pretende fazer os cursos apresentados
pelos consultores, mas que o que lhe falta é tempo: “trabalhando o dia todo, e
à noite na faculdade, e nos finais de semana querendo aproveitar da minha
família, vou ter que encontrar tempo para as aulas”.
Durante as visitas, os consultores deixam também cartilhas ilustrando
as ações e perguntas que podem ser respondidas pelos microempreendedores.
Para que os consultores possam visitar os estabelecimentos, eles
seguem uma lista de estabelecimento que tem o cadastro no CNPJ. A consultora
Andrea de Andrade não encontrou dificuldades em conversar com microempreendedores
de Araci, que tinham seus cadastros ativos. “Sempre fomos bem recebidos nos
estabelecimentos que visitamos, e o melhor de tudo é saber que estes
empreendedores estão em busca de dicas de como melhorar os seus negócios, o que
faz com que nosso trabalho seja mais bem executado”, disse ela.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Araci
Governo Cidade de Todos
(75)3266-2146 / Ramal 2630