Bancoob estuda programa de microcrédito do Sicoob Coopere


 
A serviço do Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil), o consultor da COOLIBA (Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia), Marcelo Mesquita, visitou nesta sexta-feira, 08, o Sicoob Coopere, para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela cooperativa com o Sicoob Solidário. As informações obtidas devem servir de referência na implantação de programa de microfinanças a nível nacional.
 
"O objetivo é estabelecer um diagnóstico de como as cooperativas estão fazendo individualmente, e daí aproveitar as melhores experiências de cada uma, avaliar os erros cometidos e padronizar isso, transformando numa coisa de Sistema. O Sicoob Coopere tem sido referência como uma das cooperativas que tem o melhor desempenho nessa proposição de trabalhar o crédito, fazendo inovações, na forma de contactar o cliente, de tocar o negócio. É para isso que estamos aqui, para aprender com vocês, e usar estas experiências para formatar uma família de produtos e serviços que atendam de forma padronizada, dentro da filosofia do sistema cooperativo", explicou o consultor.
 
O Sicoob Solidário é uma linha de crédito para microempreendedores formais ou informais em atividades não agrícolas há pelo menos 06 (seis) meses. Com o incentivo às microfinanças, permite que o empreendedor realize seu negócio e tenha orientação para desenvolvê-lo melhor. Os detalhes foram apresentados pelos diretores do Sicoob Coopere, Decivaldo Oliveira e Januário Cunha, pela analista de negócios Diana Ferreira e a coordenadora dos agentes de negócios, Fabiane Silva.
 
"Eu faço uma avaliação muito boa do que conheci aqui. O Sicoob Coopere, fora do escopo do que o microcrédito enquadra, tem uma atuação merecedora de aplausos, tem uma relação com o associado que agrega valor à cooperativa e que vai garatir a sua sustentabilidade. Sobre o microcrédito, a formatação aplicada aqui atende a toda a metodologia, a literatura que as boas práticas tentam fazer, é uma experiência que tem demonstrado sucesso", avaliou Marcelo.
 
Parceira do Sicoob Coopere no programa Sicoob Solidário, a DGRV (Confederação Nacional das Cooperativas da Alemanha), articuladora dessa visita, participou do encontro representada pelo coordenador Brasil Norte/Nordeste e da Cooperação com Moçambique, Matthias Knoch. "A nossa cooperação com o Sicoob neste projeto de microfinanças vem desde 2010. Nosso papel é facilitar a comunicação, o contato, a interação entre os três níveis hierárquicos do Sistema, o nível básico que são as singulares, entre elas o Sicoob Coopere, o nível médio, que são as Centrais, e a nível macro, com o Bancoob. Por isso, consideramos importante trazer o Bancoob aqui, para aprender, conhecer de perto quais os problemas, os procedimentos de sucesso, para que isso possa ajudar no processo de desenvolvimento do produto", declarou Matthias.
 
O Sicoob Central/BA também participou da reunião, representado pelo gerente de negócios, Renato Paiva, e pelo analista comercial, Lucas Calixto.