Projeto Arte por Toda Cidade ganha as ruas de Araci e muda ambientes

Reportagem: A Voz Do Campo
DSC_0266
Com uma proposta de intervenção de arte urbana, o projeto “Arte por Toda Cidade” neste ultimo sábado e domingo (9 e 10) coloriu com diversos painéis os muros de ruas e praças de Araci. A criação ficou por conta de diversos artistas de Araci, Teofilândia, Serrinha, Barrocas, Feira de Santana e Salvador.
Segundo o proponente do projeto Pedro Juarez Pinheiro, a ideia é transformar o ambiente urbano em galerias de artes a céu aberto, tornando-o mais sensível e belo, para que isso possa provocar nas pessoas reflexões sobre os temas apresentados através das intervenções. Durante a realização do projeto, jovens e veteranos participaram de uma oficina de Fotografia com Edson Machado, onde puderam aprender conceitos e exercitar o olhar fotográfico numa caminhada pela cidade captando o cotidiano em cenas inusitadas. Uma oficina de Graffiti e Stencil com  o artista na arte do graffiti, Alan Damasceno, colocou crianças e adolescentes para conhecerem a técnica da arte com spray, que uniu um pouco de teoria e de prática na pintura de uma das paredes do Centro Cultural.
DSC_0320 
Por vários cantos da cidade, surgiram em meio aos muros antes apagados, lindas criações artísticas produzidas por artistas locais e da região. No caminho para o Cemob, um enorme carro de boi relembra os antigos carreiros de Araci, e o agricultor-poeta Zezito da Chã foi homenageado. No parquinho, na quadra, em frente à Secretária de Educação, em uma das paredes do colégio CENSG e em tantos outros lugares da cidade, agora quem passa vive a contemplar pura arte e poesia.
Na parede da frente do Centro Cultural um enorme painel foi pintado com diversos temas da cultura regional e local. Tá lá o Boi de janeiro, a banda de Pífanos, violeiros, cantadores, e tantos outros com cores vivas e vibrantes.
DSC_0211 
Os sprays e pinceis dançaram nas mãos criativas de Diógenes, Júlio Firmo, Gerdy Laion, Damião Marçal, Edmilson Tito, Márcio Elizio, Raimundo Carvalho, Dulce Vitória, Kbeça, Don Guto, Ivan Coelho, Charles Mendes, Júlio Costa, Bigod, Marcelo Teles, Prisk Marcos. Contou ainda com a participação de alguns alunos do CEMOB e do Colégio Antozildo Matos, do Guarany, e de sete alunos convidados da Escola Zenaido Carvalho, de Teofilândia, além de quem passava e deixava-se envolver pela pintura.
E na fachada da antiga capelinha, na noite de domingo, fechando o projeto, um vídeo mapping,(projeção mapeada) produzida pelo vídeo maker, Danilo Victor foi exibido mostrando um pouco da cultura popular e fotos antigas da cidade.
O projeto Arte por toda cidade teve seu financiamento através do Edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado, e contou com o apoio da Secretaria de Cultura de Araci e do Centro Cultural.
Imagem
DSC_0417
 Um vídeo maker foi exibido mostrando um pouco da cultura popular e fotos antigas da cidade