Araci: A Música deve estar presente nas escolas


Em 1500 os padres jesuítas já utilizavam a música em seus projetos de catequese escolar, portanto, é uma ferramenta de educação muito antiga.

Hoje em dia é deixada em segundo plano e em muitas vezes nem utilizada na escola.

A música está presente na vida de todos e é parte indissociável da educação. Entretanto, é uma área do conhecimento que não tem recebido a atenção necessária. Para o processo de aprendizagem, são muitos os benefícios desta arte, sem esquecer que acima de tudo, conhecer música permite desenvolver a autonomia diante do mundo sonoro que nos cerca.

 A música é uma linguagem universal capaz de mexer com emoções de homens e mulheres de qualquer parte do mundo e de qualquer idade.

Ela faz parte de nossas vidas desde a gestação.

A música estimula áreas do cérebro humano não desenvolvido pelas linguagens oral e escrita, desenvolve o raciocínio matemático, capacidade de concentração, memória. É uma excelente ferramenta de educação.


Em ARACI, a Igreja Católica, através da pessoa do Padre Ademir, foi concedido um espaço em uma das dependências do Centro Comunitário ao Nobre Professor Rafael (Filho do Consagrado Repentista Zé Pedreira), para lecionar aulas teóricas e práticas, de música, violão e teclado, para alunos de ambos os sexos, onde tem desempenhado um excelente trabalho, com sua sabedoria e boa vontade, tendo prazer em ensinar. 
Também o EX-Gerente Marcos Trindade em Solidariedade ás crianças de Araci, promove um curso á noite na sede do centro Espirita, para aprendizagem de flauta doce, pelo conhecimento do Pentagrama.
Evidente que outras instituições permaneceram na indolência, desfavoráveis a uma ação que na verdade é de grande importância para a classe jovem vocacionada à música.
Nas décadas de 1920, 1930, Araci ainda com uma população bastante restrita, possuía uma filarmônica composta por 25 Figuras.
Naquele tempo havia uma harmoniosa intendentes municipais, comerciantes e agricultores ao bem estar da comunidade.

Atualmente em Araci temos presente A Sociedade Filarmônica Araciense - Capitão José Ferreira, Comandada pelo grande Maestro Lucelmo Oliveira. Que tem se destacado em toda a Região.


Mário Karvalho - Informações: Antônio Oliveira Pinheiro.