Católicos celebram a festa da Padroeira da cidade de Araci



Por: Do Karmo Carvalho
Em Araci, o dia 8 de dezembro é celebrado a festa de Padroeira de cidade, Nossa Senhora da Conceição, uma festa que há gerações é acompanhada por todas as famílias católicas da paróquia do raso.
A festa de encerramento dos novenários da Paróquia de Araci começou no raiar do domingo (08) com a alvorada, às 9 horas a primeira missa presidida pelo Padre Luís Admir e a tarde a última missa onde uma multidão de fiéis lotou a matriz. A missa foi presidida pelo jovem Padre Ruthberg. A missa da tarde é mais tradicional e conta com a presença maciça das comunidades zona rural que também apresentam na igreja os seus padroeiros.
Na homília, o Padre Ruthberg mostrou a importância da Imaculada Conceição na Igreja Católica, já que Maria é a mãe da Igreja conforme o dogma proclamado no dia 8 de Dezembro de 1854 por Pio IX declarando a santidade da Virgem Maria desde o primeiro momento da sua existência.
Antes da procissão com o andor da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, os católicos aplaudiram um grupo de músicos da Fanfarra de Araci  – coordenada pelo maestro Lucelmo Oliveira, onde enfrente ao altar tocaram cânticos marianos conhecido por todos: Ave Maria, Noites Traiçoeiras, Mãezinha do Céu e o Hino da Padroeira que foi acompanhado por todos em pé.
A procissão com andor da Padroeira seguiu por ruas entorno da praça. O momento é marcante porque é possível observar a quantidade de pessoas. Retornado para a Igreja, os festejos foram encerrados com a benção final.
 Clique nas Imagens para ampliá-las