Santo Amaro: Dona Canô chega à cidade e continua tratamento domiciliar


image Matriarca saiu do Hospital São Rafael na tarde de sexta-feira
Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, saiu na tarde desta sexta-feira, dia 21, do Hospital São Rafael, onde estava internada desde sábado (dia 15) para tratar de um ataque isquêmico cerebral.

Ela foi para sua casa, em Santo Amaro, onde inicia agora um acompanhamento por meio de Home Care (internação domiciliar). A S.O.S. Vida, empresa pioneira na Bahia nesse tipo de serviço, foi escolhida para realizar o atendimento e disponibilizou uma equipe para fazer o transporte e cuidar da matriarca enquanto for necessário.
Além do médico Paulo Fernando Andrade, a S.O.S. Vida enviou para Santo Amaro uma equipe multidisciplinar (formada por enfermeira, técnica de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social) para atender Dona Canô, que está com 105 anos.
De acordo com o médico José Espiño, diretor da S.O.S. Vida, a internação domiciliar para o caso de Dona Canô é o mais indicado, pois o aconchego do lar e a proximidade com os amigos e familiares, pode favorecer a recuperação. “Temos a preocupação de prestar um atendimento humanizado, sempre respeitando as opiniões do paciente e da família”, destaca o médico.
Dona Canô saiu do Hospital São Rafael por volta das 16 horas e foi para Santo Amaro acompanhada de alguns de seus filhos, entre eles Irene e Mabel Veloso, e amigos.

Entenda como funciona o Home Care
O serviço de Internação Domiciliar, também conhecido como “Home Care”, presta atendimento de saúde no domicílio do paciente, através de uma equipe multidisciplinar capaz de assisti-lo 24h. Desta forma, o indivíduo tem a possibilidade de continuar o tratamento no aconchego do seu lar, conforme suas necessidades, e com um atendimento personalizado.
O atendimento considera as necessidades do paciente, e é realizado por meio de visitas periódicas, orientações e avaliações. Dentre os profissionais de saúde que exercem essa atividade estão: assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos e psicólogos.
Um dos diferenciais da internação domiciliar pela S.O.S.Vida é a Central de Atendimento 24 horas, que oferece ao paciente e à família uma equipe própria e especializada para tirar dúvidas e resolver intercorrências. 
Outro diferencial da S.O.S. Vida é o certificado de Acreditação pela Joint Comission Internacional (JCI). Acreditação é a metodologia mundial existente que certifica a excelência nos processos de qualidade assistencial das instituições de saúde. Em janeiro de 2012 a S.O.S.Vida foi certificada pela JCI e tornou-se a segunda empresa do Brasil e a primeira do Norte/Nordeste a obter este reconhecimento na área de home care.