Filhos de São Jorge seu 15º Encontro de Capoeira

O grupo de Capoeira Filhos de São Jorge vem desempenhando uma missão pioneira como instituição de fins comunitários e nestes anos todos vêm desenvolvendo um trabalho cultural e educacional sem fins lucrativos em Araci, atuando decisivamente na busca do resgate físico e moral de pessoas especialmente jovens. Essa missão que hoje passa pela consciência de luta do Contra Mestre Carlinhos é resultado da influência benfazeja dos Mestres Bimba e Pastinha quando há 15 anos plantou essa semente e hoje realiza um evento marcante na cidade de Araci.


Intitulado Projeto de Revitalização da Capoeira em Araci, o 15º Encontro do grupo Filhos e São Jorge trouxe para a cidade 14 renomados mestres da capoeira nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Serrinha, Camaçari e Tucano que juntamente com outros mestres e contramestres locais se encontraram no sábado dia 19 no espaço da Praça do Mercado onde aconteceu a primeira parte do evento com apresentação de teatro revivendo a época das senzalas, rodas de capoeira e entrega de cordas a iniciantes.

A segunda parte da programação foi feita no domingo dia 20 no Complexo Turístico do Poço Grande no espaço da Casa do Pescador. Lá aconteceu entre a programação prevista uma demonstração da dança do facão entre dois mestres, apresentação que levou todos os expectadores a um êxtase geral pela novidade apresentada nos encontros de capoeira.

Desde que o Balneário do Poço Grande foi inaugurado alguns grupos de capoeira tem solicitado o espaço para se apresentarem lá o que segundo a secretaria de turismo tem sido um referencial turístico que é levado com os visitantes que vão ao Poço Grande. Carlinhos e sua noiva Nena coordenaram o evento e entregaram aos mestres visitantes e outras celebridades presentes no Poço Grande uma homenagem em forma de troféu representativo dos 15 anos de Capoeira do Grupo Filhos de São Jorge.