Eleições 2012: Conheça o papel do vereador

No dia 7 de outubro, serão eleitos 68.544 vereadores por cerca de 140 milhões de eleitores em 5.568 municípios. Contudo, muitos cidadãos farão a sua escolha, desconhecendo o papel do poder legislativo municipal.

Por conta de uma cultura de troca de favores, muitos eleitores acabam enxergando o edil como aquele a quem poderá pedir remédios, passagens, dinheiro para realizar exames e muitas outras coisas, quando, na verdade, a atribuição não é essa.

Os vereadores deverão fiscalizar como o dinheiro público é aplicado e criar ou alterar o plano diretor de ocupação urbana e leis restritas às cidades, embora hoje seja perceptível que o trabalho de alguns vereadores esteja desvirtuado, sobretudo porque não há um acompanhamento do mandado por parte da população.

Especialistas, também, apontam que o fato de ainda haver desencontros no que se refere a função do vereador se dê por muitas prefeituras cooptarem os vereadores por meio da distribuição de cargos na administração local e do uso do dinheiro público.

Por essas questões, é necessário o eleitor ficar atento tanto na escolha daqueles que representarão a comunidade na esfera municipal, quanto na fiscalização do trabalho legislativo a fim de que as funções sejam, de fato, cumpridas.