Araci: Trabalhadores do motor de sisal na zona rural do município temem ficar parados por causa da seca


Uma grande parte das famílias que vive na zona rural do município de Araci, tem como principal fonte de renda o sisal, caracterizado por sua resistência a seca, o sisal é cultivado praticamente o ano inteiro, mas com o período de seca prolongado, algumas famílias de Araci estão preocupadas com a falta de emprego, pois  com essa  grande estiagem, o sisal fica bastante seco, obrigando os donos de motores à pararem as atividades.


Apesar da palha do sisal está muito mucha, este não é o principal motivo que está obrigando os proprietários de motores pararem com o trabalho, mas também a falta de água pois as represas estão secas e não tem onde conseguir água para os animais que ajudam no trabalho. "Estamos rodando o motor por enquanto, mas não sabemos se daqui a 15 dias ainda tem palha boa para cevar, o que nos resta é esperar e rezar pra Deus, este sim sabe o que faz", disse um trabalhador.
A seca vem causando muitos transtornos principalmente na população rural, onde a renda é baseada na agricultura que depende muito da preciosa água. Criadores rurais estão tendo prejuízos absurdos, se encontrando em uma situação bastante complicada.
Imagens




época em que o sisal tava verdinho


A Voz do Campo