Internado em estado greve, medico diz: quadro de Joelmir Beting é irreversível


Internado desde o dia 22 de outubro, o jornalista Joelmir Beting, de 75 anos, está em coma irreversível, segundo informações do Hospital Israelita Albert Einstein.

O quadro de saúde do jornalista piorou após sofrer um Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (AVE) no último domingo. De acordo com o boletim médico divulgado no começo da tarde desta quarta-feira, o jornalista não apresentou mudança no quadro clínico e está sedado, respirando com auxilio de aparelhos. Beting está clinicamente estável, mas ainda sim, o estado de saúde do jornalista é considerado grave. 

Com pouco mais de um mês de internação, Beting apresentava melhora quando sofreu o acidente vascular. O laudo é assinado pelo cardiologista Antonio Carlos Lopes, coordenador da equipe que dá assistência ao jornalista.  

Nascido em Tambaú, em 21 de dezembro de 1936, Joelmir Beting  trabalhou e estudou na cidade até 1955. Com uma infância difícil foi boia-fria desde os sete anos de idade. Desembarcou em São Paulo com a roupa do corpo e foi ajudado  pelo Padre Donizetti Tavares de Lima (1890-1961), que o orientou a estudar Sociologia na USP e fazer carreira no jornalismo.

"Eu queria seguir carreira no magistério, tal como fizeram dois brilhantes colegas de turma: Francisco Weffort e Ruth Cardoso. Acabei resvalando para o jornalismo, entrando pela porta da imprensa esportiva já em 1957, ainda cursando a USP. Fiz futebol nos jornais 'O Esporte' e 'Diário Popular' e na 'rádio Panamericana' (que virou Jovem Pan).

Em 1962, sociólogo formado, troquei o jornalismo esportivo pelo jornalismo econômico. Inicialmente, como redator de estudos de viabilidade econômica para projetos desenvolvidos por uma consultoria de São Paulo", revelou Beting em seu site pessoal. Atualmente ele trabalha na empresa Bandeirantes. (Informações do Estado de Minas). 

Do Portal Interior da Bahia