Araci é a principal beneficiada com investimentos para ações de combate à seca


Com investimentos que ultrapassam a casa dos milhões de reais, a cidade de Araci foi a principal beneficiada pelo Governo do Estado, entre os dezenove municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal), para ações de combate à seca na região. Os projetos contemplados no município foram o Araci Norte, o Semeando Renda e Cisternas de Consumo.
Durante o encontro que reuniu secretários estaduais, deputados federais, prefeitos, vices, ex-prefeitos, vereadores, e a comunidade dos municípios que fazem parte do Consisal, e que aconteceu na sexta-feira (13) na cidade de Serrinha, o consórcio foi contemplado com um kit de máquinas composto por trator esteira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica e caminhão caçamba, entregue pelos secretários Rui Costa (Casa Civil), Moema Gramacho (Desenvolvimento Social) e Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano), além de prefeitos da região.
Silva Neto assina documento que garante os benefícios ao município de Araci
Silva Neto assina documento que garante os benefícios ao município de Araci
Araci ficou em destaque entre os outros municípios do Consisal, pela quantidade de benefícios que recebeu: uma ordem de serviço para o sistema de abastecimento de água para dessedentação animal, assinado junto à Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), no valor de R$ 45 mil para a comunidade de Terra Vermelha; também com a Cerb, foi anunciada a licitação para obra de implantação de sistema integrado de abastecimento de água, o Águas do Sertão, no valor de R$ 45,5 milhões (em parceria com o município de Tucano), que irá beneficiar cerca de 35 mil pessoa sem 64 localidades.

Foram entregues ainda 7 (sete) títulos de regularização fundiária pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) a agricultores de Araci. O município também recebeu um caminhão baú para carga seca que será destinado ao povoado de Tapuio, do programa Semeando Renda, que servirá para o fortalecimento das cadeias produtivas do sisal, caprinocultura de leite e fruticultura nativa, e principalmente, será destinado ao transporte do sisal.
Ainda um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) e Consisal entregou 3.200 cisternas de consumo a famílias das comunidades rurais de 8 municípios, incluindo Araci, que recebeu uma das 11 motos para uso dos técnicos de campo, entregues pelo Consisal durante o evento.
Através das linhas de crédito para o desenvolvimento da agricultura, do BNDES, o Governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), fez a doação de um trator para a Associação Comunitária Palmeira. O equipamento irá beneficiar cerca de 300 famílias da localidade.
Para o prefeito Silva Neto, os investimentos são importantes para o município, pois beneficia principalmente as comunidades da zona rural que sofrem com a seca.
De acordo com Rui Costa, que coordena o Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido, a ação visa intensificar o desenvolvimento do semiárido, beneficiando os municípios do território de identidade do Sisal. “Essas máquinas se somam às que a presidente Dilma Rousseff já entregou aos municípios. Todas essas ações juntas vão melhorar avida do homem e da mulher da zona rural. Desenvolver o semiárido é desenvolvera Bahia, fortalecendo a agricultura familiar e dando qualidade de vida à população”, afirmou.
Fonte: 
Assessoria de Comunicação.