Duplicação da BR 116 Norte pode está perto de se tornar realidade;é o que espera o deputado Lúcio Vieira


A duplicação da BR 116 Sul Feira de Santana/ Santo Estevão já está em obra, agora se espera que o mais breve ocorra a duplicação Feira/Serrinha.

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Depois que o ministro dos Transportes César Borges informou que as duplicações de estradas federais na Bahia, a exemplo das BRs 101, 324 e 116 estavam sendo licitadas, criou-se um expectativa muito grande entre os motoristas, moradores dos municípios beneficiados e políticos votados na região. “Hoje corremos atrás do prejuízo. Vamos duplicar as vias da BR-116, de Feira de Santana até Serrinha podendo chegar até Euclides da Cunha”, garantiu César Borges durante um programa de rádio.
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São aproximadamente 100 km, começando pelo contorno em Serrinha de acesso a BA 409 e findando no Anel de Contorno em Feira de Santana. O ministro garantiu que a duplicação será licitada neste semestre, via Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
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O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), esteve recentemente na região do sisal e passou pelo trecho Serrinha/Feira de Santana, constatando a necessidade desta obra. O parlamentar disse ao CN que irá marcar uma audiência com César Borges para reforçar a importância da duplicação.
lucioO pmdebista ouviu as queixas dos motoristas, a exemplo do paraibano José Amâncio Lima, que estava carregado de eletrodomésticos e seguia de São Paulo para Recife. Zezinho, como é conhecido o caminhoneiro, falou dos constantes assaltados no trecho e lamentou a quantidade de quebra-molas, que, mesmo construídos para garantir a segurança das pessoas, estão sendo um facilitador da ação dos bandidos e atraso na viagem. De Serrinha a Feira de Santana existem 25 quebra-molas e os assaltos, na maioria acontecem no trecho Posto Trevo a UEFS.
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Viajando pelo trecho que será duplicado – Logo ao sair da cidade de Serrinha, no trecho arborizado com eucaliptos, aconteceram muitos acidentes com vitimas fatais e a solução encontra inicialmente foram construir quebra-molas e depois instalar radares eletrônicos.
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 Neste mesmo trecho, esta sendo construído a sua margem direita conjuntos habitacionais e a esquerda um centro comercial e industrial.
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A região é muito forte no quesito vaquejada, aumentando o fluxo de pessoas durante as estas. No caso do parque Maria do Carmo, considerada a maior vaquejada do Brasil, passam por Serrinha mais de 80 mil pessoas diariamente e consequentemente triplica o número de veículos em relação aos dias normais.
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Uma cena comum para quem trafega pelo trecho são as constantes fileiras de caminhão, dificultando as ultrapassagens.Apesar de poucas curvas, o trecho possui muitas lombadas.
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As margens da rodovia, na cidade de Santa Bárbara, se implantaram um grande comércio na linha de alimentos, com destaque para o requeijão e carne de sol.
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Próximo ao contorno do Posto Trevo está o acesso a cidades importantes do estado, a exemplo de Irará e Alagoinhas. Este trecho foi recentemente reformado pelo estado.O transito aumenta no cruzamento com a BR 324 há 20 km da cidade de Feira de Santana.
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Outro problema citado pelos motoristas é o engarrafamento que se forma próximo a “balança”, provocado pelos veículos pesados que são obrigados a utilizar o serviço.
O transito da rodovia se mistura ao urbano no acesso da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Da redação CN / fotos: Raimundo Mascarenhas